Sobre a VMI

Sobre a VMI

A nossa história começou com a VMI Indústria e comércio Ltda., em 1º de outubro de 1985, tendo como objetivo a curto prazo o fornecimento a outros fabricantes de partes e peças de equipamentos de Raios-X e a médio e longo prazo disponibilizar produtos que utilizam radiação ionizante diretamente ao consumidor com a marca VMI.

Em novembro de 1986, o número de funcionários subiu de 07 para 21 e o setor de projetos empregava 05 técnicos demonstrando a vocação da empresa que mais tarde iria mudar o conceito tecnológico da indústria nacional. A área total da planta industrial é de 1.300 m2.

Em abril de 1987, foi dado um importante passo: a VMI – Indústria e Comércio Ltda lança os equipamentos Pulsar 400, Pulsar 500 SR e Pendulum durante a Jornada Paulista de Radiologia. O número de funcionários é de 41.

Durante o ano de 1988, em cumprimento a uma estratégia de crescimento de curto prazo sagra-se vencedora de uma grande licitação no estado de São Paulo de um total de 48 equipamentos de Raios-X dando um novo impulso à produção e o número de funcionários chega a 76.

No ano de 1989 é ampliada a área de projetos e através de um acordo com a INFRAERO é desenvolvido o Espectro 150 para utilização em aeroportos na inspeção de bagagens. É também lançados a linha de Raios-X transportáveis modelo Aquilla 120/300/500, e o Pulsar 800. A área industrial é ampliada em mais 900 m2.

A partir de 1990, já detendo tecnologia própria defini-se por lançamentos: Mesa telecomandada, Mamógrafo trifásico de alta resolução e Simulador de radioterapia, pioneiros em se tratando de equipamentos produzidos no país.

Os próximos anos 1991, 1992, 1993 e 1994 foram dedicados à consolidação da marca reestruturando a rede de representantes e em novembro de 1994 é realizado a 1ª Conferência Nacional dos Representantes da VMI.

Em 1995 defini-se pela mudança da base tecnológica dos projetos e tem-se início a era dos geradores de alta freqüência e controles microprocessados.

A posição tomada é estratégica e com vistas ao futuro. Uma tendência mundial estava por vir envolvendo esta tecnologia e normas de segurança visando níveis de dosagem extremamente baixos, estão sendo adotados em países Europeus, Estados Unidos, Canadá e Japão.

Paralelamente passamos a tomar parte e influir em decisões que envolviam normas de segurança IEC 601, Registro da Vigilância Sanitária, CB26, CB20 e decisões políticas na ABIMO e Mercosul. E os resultados são imediatos, em 1995 recebemos um prêmio de qualidade e tecnologia em Roma. Em 1999 a Revista Ecri (Healthcare Product Comparison System) nos convida a participar do grupo de empresas de tecnologia de ponta a serem avaliados por consumidores em todo o mundo.

Todos os equipamentos de linha são Registrados na Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Somos certificados em fábrica pelas normas IEC 601 e em 27 de janeiro 1999 recebemos a recomendação para certificação do Sistema de Gerenciamento da Qualidade com base na norma NBR ISO 9001/94. Paralelamente tem-se início o desenvolvimento da linha Plus, técnica programada de órgãos, exposição automática.

Em 05 de Julho de 2002 inauguramos a nova sede Industrial em Lagoa Santa. Numa área de 22000 m², sendo 7.000m² de área construída, obedecendo às mais atualizadas técnicas de construção e conservação ambiental, de acordo com as normas ISO 14000. Este complexo é capaz de atender às necessidades de projeção, desenvolvimento e fabricação de equipamentos, além de proporcionar um ambiente seguro e voltado às necessidades de sua equipe de funcionários, compreendendo escritório, fábrica, laboratórios, centro de treinamento para 70 pessoas, salão de estudos e área de lazer, quadra poli-esportiva, pomar e horta.

Esta unidade fabril foi projetada visando não só a produtividade, mas também qualidade, conforto e segurança e temos certeza que cada patamar alcançado na nossa jornada será galgado com a mesma eficiência que nos impulsionou até então.

Em 03/03/2000 ocorreu o desenvolvimento de um arrojado projeto para produção no Brasil de equipamentos voltados para o diagnóstico cardio-vasculares.
Em 06/03/2001 colocamos no mercado equipamentos para simulação em braquiterapia e em 04/03/2002 simulador em radioterapia.

Em 2002 foi formada parceria com uma empresa estrangeira para criação de uma nova indústria para a fabricação de raios-X de inspeção de volumes (Scanner de bagagens), onde passamos a atuar no mercado de segurança.
Este grupo de medidas coloca a VMI competitiva para os desafios do século XXI.
Em 01/06/2016 passamos a atuar na área do diagnóstico através da VMI Tecnologias Ltda.
Com a nossa política da qualidade, nossa missão, visão e valores.

PREMIAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

Boas práticas de Fábricação

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de equipamentos médicos, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos.

ISO 13485

A ISO 13485 foi escrita para apoiar os fabricantes de dispositivos médicos no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade que estabeleça e mantenha a efetividade de seus processos. Isto garante a consistência de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e entrega de dispositivos médicos seguros em sua proposta.